top of page

PROJETOS

Too Big to Ignore (TBTI) é uma rede global de pesquisa e parceria para a mobilização de conhecimento sobre a pesca artesanal. O objetivo principal do TBTI é melhorar a compreensão sobre a sua verdadeira contribuição à segurança alimentar, à nutrição, à manutenção dos modos de vida, à diminuição da pobreza, à geração de riqueza e bens materiais, e sobre os impactos e implicações de processos de alteração global, tais como urbanização, globalização, migração, mudança climática, aquicultura e tecnologia de comunicação, na pesca artesanal. O TBTI também se preocupa com a escassez de conhecimento sobre ambos os impactos das pesca artesanal no ecossistema e a contribuição destas para a geração de stewardship e a conservação.

REDE TRANSFORMAR

Em termos de monitoramento, governança social, econômica, A Rede TransForMar (Rede Transdisciplinar de Formação em Gestão Participativa para Conservação e Desenvolvimento de Territórios Marinhos e Terrestres) , é um projeto financiado pela CAPES. O projeto nasceu da cooperação entre pesquisadores de diferentes e importantes Instituições de Ensino Superior do Brasil, que tem como objetivo integrar pessoas, com valores e objetivos semelhantes, comprometidas com a problemática socioambiental, criando uma rede de pesquisaação e educação, formando novos gestores ambientais, pesquisadores, educadores, juntamente com a avaliação e caracterização dos diferentes modelos de gestão integrada e compartilhada, para motivar espaços de tomadas de decisão, encarregar e capacitar diferentes atores, buscar estratégias alternativas para a conservação e o desenvolvimento da zona costeira brasileira através da ação compartilhada, aprendizagem coletiva e transformação social.

PROJETO REDE VIVA

O Projeto Rede Viva tem como principíio a construção participativa e adoção voluntária de artes de pesca sustentáveis na frota de arrasto de camarões do litoral do Paraná e Santa Catarina é um projeto financiado pela Universidade Federal do Paraná no edital PROEXT 2013. Nosso objetivo geral é estruturar uma rede de diálogo e aprendizagem coletiva com os pescadores artesanais enessas duas  regiões, sobre o uso de dispositivos tecnológicos de redução da captura da fauna acompanhante (BRD Bycatch Reduction Device) na frota de arrasto de camarões. Nossos objetivos específicos são: 1) Realizar oficinas demonstrativas com o uso do BRD na pesca artesanal de arrasto de camarões para as comunidades pesqueiras do município de Governador Celso Ramos (SC) 2) Acompanhar o uso do BRD na pesca artesanal de arrasto de camarões a partir da adesão voluntária dos pescadores. 3) Promover a avaliação participativa do uso do BRD como instrumento de gestão pesqueira. 4) Oferecer subsídios para a formação de uma rede regional de diálogo entre pescadores artesanais, gestores e pesquisadores sobre o uso do BRD na frota de arrasto de camarões. 

bottom of page