top of page

QUEM SOMOS

O Núcleo de Estudos em Sistemas Pesqueiros e Áreas Marinhas Protegidas (NESPAMP) foi estabelecido no ano de 2012 no Centro de Estudos do Mar (CEM) vinculado ao Setor de Ciências da Terra da Universidade Federal do Paraná. Foi criado com a proposta de ser um espaço de formação de recursos humanos orientados para a atuação em dois grandes temas: pesca artesanal ou de pequena escala e Áreas Marinhas Protegidas. Os dois temas são comumente tratados de maneira integrada dentro de projetos e programas desenvolvidos no NESPAMP. Além de estudantes de graduação e pós-graduação, parceiros de outras instituições integram a equipe. 

 

Importante ressaltar a escolha pela criação de um "núcleo" em detrimento de um laboratório. Primeiramente, com o intuito de fortalecer o papel crescente de nucleação das universidades, especialmente quando atividades de ensino, pesquisa e extensão ocorrem de forma integrada ou complementar ao processo de formação discente. Em segundo lugar, como forma de entender o espaço universitário como um núcleo irradiador de possibilidades de formação-ação com os grupos sociais. Por fim, como perspectiva metodológica, o NESPAMP reconhece a importância da perspectiva colaborativa e participativa de ser um "nó" das redes em que está atuando e recebendo oportunidades de aprendizado conjunto.

 

Desta forma, o NESPAMP é um "núcleo" formado pelas parcerias em andamento e pelas inúmeras possibilidades de conexão e novas parceiras com diferentes grupos sociais, como pescadores e outras populações tradicionais, gestores e pesquisadores onde exista identidade de projeto e de abordagem metodológica.

 

O grupo tem seu trabalho motivado não apenas pela produção de conhecimento mas pela compaixão, empatia e solidariedade com as diferentes sociedades humanas na zona costeira. Ainda, orienta-se por um esforço de i) promoção da justiça socioambiental, ii) compreender aspectos da resiliência e sua aplicabilidade na gestão de sistemas costeiros, iii) enriquecer e promover o diálogo de saberes e a gestão participativa; e iv) fortalecer iniciativas para promover o “ecosystem stewardship” a fim de promover a resiliência dos sistemas costeiros.

 

Tais motivações e abordagens são realizadas a partir de quatro eixos temáticos, desenvolvidos por meio de atividades de ensino, pesquisa  e extensão. Navegue pelas informações na nossa página eletrônica e conheça um pouco mais sobre os nossos projetos.

bottom of page