
PNMIC CURRAIS

O Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais (PNMIC) compreende um pequeno arquipélago, formado por três ilhotas desabitadas, situado entre a Baía de Guaratuba e o Complexo Estuarino de Paranaguá, no Estado do Paraná e distantes da costa por cerca de 7 milhas náuticas. As ilhas não possuem praia, apenas costões rochosos que afloram no mar. A região é rica em recursos naturais e constitui um dos pontos mais importantes de nidificação de aves do sul do Brasil.
A unidade foi criada através do Projeto de Lei N° 7.032/02, com o objetivo de “proteger os ecossistemas das Ilhas dos Currais, bem como os ambientes marinhos dos limites do seu entorno, permitindo ainda a proteção e controle de relevantes áreas de nidificação de várias espécies de aves e de habitat de espécies marinhas”. O projeto foi aprovado pelo Senado em 21 de maio de 2013 e sancionado pela presidência como a Lei no 12.829/2013.
A região também é um importante ponto de pesca para pescadores artesanais do litoral paranaense, especialmente pelas comunidades de pesca de Matinhos e Pontal do Paraná, que utilizam a área para a captura de espécies de peixes migratórios, como a tainha (Mugil liza) e a cavala (Scomberomorus cavala e Scomberomorus brasiliensis).
O Projeto
Desde 2016, o NESPAMP, em conjunto com a equipe de gestão do PNMIC, Coordenação Regional 9 do ICMBio (CR-9), Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (CEPSUL), Coordenação de Gestão de Conflitos em Interfaces Territoriais (COGCOT) , Instituto de Pesca de São Paulo, e Ministério Público Federal, participa de diálogos e oficinas que visam compatibilizar os usos tradicionais de pesca na região com os objetivos de conservação da unidade. Nesse contexto, vem sendo desenvolvido projeto de Monitoramento da Pesca Artesanal no PNMIC. O monitoramento está vinculado ao Projeto Rede Viva e utiliza a metodologia participativa do SocMon, para diagnóstico socioeconômico e de impacto ecológico. Ações como o acompanhamento dos desembarques e observação a bordo das pescarias são realizadas com o intuito de geração de dados para subsidiar a elaboração e aplicação dos mecanismos de gestão do PNMIC.
O projeto conta com a participação e alunos de graduação, mestrado e doutorado, que de maneira integrada investigam o processo de criação da unidade de conservação, seus desdobramentos para a gestão, bem como suas consequências para os modos de vida e segurança alimentar das comunidades de pesca.


Iniciativas
O NESPAMP fez parte da Comissão que elaborou o Termo de Compromisso para compatibilizar os usos tradicionais de pesca com os objetivos de conservação do PNMIC. Como parte das ações do Termo de Compromisso, o NESPAMP é responsável pelo monitoramento das atividades de pesca na região. Os resultados das pesquisas serão utilizados para subsidiar s às atividades de pesca a longo prazo.


Discentes vinculadas(os)
Mestrado: Bryan Renan Müller
Doutorado: Ana Clara Giraldi