top of page

COMPLEXO ESTUARINO DE PARANAGUÁ

  O Complexo Estuarino de Paranaguá faz parte do Lagamar, uma das regiões costeiras de maior biodiversidade e produtividade biológica do planeta. Além de sua importância ecológica, a região também tem elevada relevância cultural, abrigando modos de vida fortemente conectados com os ecossistemas locais e que incluem tradições culturais riquíssimas, associadas aos caiçaras. A porção norte do CEP abriga os ecossistemas mais preservados e dezenas de comunidades tradicionais, que tem a pesca entre suas principais atividades. Nessa região, grande parte dos manguezais está inserida na Estação Ecológica de Guaraqueçaba,  unidade de conservação de proteção integral, criada em 1982, e gerenciada pelo ICMBIO. A  sobreposição entre está área protegida e os territórios pesqueiros das comunidades  tradicionais da região traz um grande desafio de gestão, que é busca pela compatibilização  entre a conservação da biodiversidade e a garantia dos direitos fundamentais desses grupos,  incluindo o direito de manutenção e reprodução dos seus modos de vida e da sua cultura. Um primeiro passo nessa direção é o trabalho de pesquisa que vem sendo desenvolvido em  parceria entre o NESPAMP, o ICMBIO e os moradores da Ilha Rasa. Esse trabalho de pesquisa,  assim como outras ações de gestão das unidades de conservação da região, está baseado na valorização da participação social e do diálogo de saberes em todas as suas etapas.

O Projeto

Desde 2013, o NESPAMP em conjunto com a gestão da ESEC Guaraqueçaba (ICMBio), vem desenvolvendo o Projeto Baía. O projeto utiliza a metodologia participativa do SocMon, para diagnóstico socioeconômico e ecológico das comunidades da Ilha Rasa, com foco na pesca do caranguejo, auxiliando na elaboração do plano de manejo integrado da APA e ESEC de Guaraqueçaba. 

O Projeto Baía conta com a participação e alunos de graduação, mestrado e doutorado, que de maneira integrada investigam as interações dimensões na interface comunidade tradiconal e área marinha protegida. 

Iniciativas

O NESPAMP faz parte do Conselho Consultivo da Estação Ecológica de Guaraqueçaba (COSEC) e da Câmara Técnica de Pesca dos Conselhos Gestores da APA de Guaraqueçaba,  da ESEC de Guaraqeuçaba e do PARNA do Superagui. Ambos espaços destinados  ao ordenamento de rescursos e inclusão de diferentes atores envolvidos, na tomada de decisão dessas Áreas Marinhas Protegidas.

Os resultados das pesquisas desenvolvidas dentro do CEP, são apresentados na Câmara Técnica de pesca, fomentado tomadas de decisão e ordenamento pesqueiro. 

Discentes vinculadas(os)

Graduação: Vanessa Ballardin, Isabeli Mesquita, Cristiane M. de Matos

Mestrado: Gabriela S. Paula

bottom of page